Somos Um bom motivo pra você se unir a nós!

INFORMAÇÃO GERA TRANSFORMAÇÃO

Perspectiva

O Instituto de Estudos Sócio-Políticos considera que é muito importante para os atores do Terceiro Setor o compartilhamento de informações. Tanto notícias, quanto dicas e relatos internos, relatórios de eventos, editais, resultados de premiações de diversas organizações e diversos âmbitos podem tornar acessíveis dados que servem para encorajar outras organizações em seus objetivos. Por reconhecer o valor que o compartilhamento de informações e a formação de parcerias pode representar para o desenvolvimento de um organização adotamos este espaço. Agradecendo a nossas primeiras parcerias: Bárbara Oliver, da Associação Amigos da Vida (Rocinha) e à Christiane Lopes da Rocha, por terem dado início a este ciclo de interação solidária ao participar de nosso estabelecimento jurídico.

Todos os amigos do IESP/PS1 também podem sentir-se a vontade para enviar para o email ps1_voluntario@yahoo.com.br, informações notícias e tudo o mais que possa contribuir para agregar valor à esta imensa rede solidária que representa o Terceiro Setor.

_________________________________

Movimentos sociais e organizações do Rio de Janeiro convidam para o

FÓRUM SOCIAL URBANO

De 22 a 26 de março de 2010

– Nos bairros e no mundo, em luta pelo direito à cidade,

pela democracia e justiça urbanas –

Rio de Janeiro, Brasil

22-26 de março de 2010

Apresentação

Em março de 2010, a cidade do Rio de Janeiro receberá o V Fórum Urbano Mundial (FUM). Organizado a cada dois anos pela Agência Habitat, da Organização das Nações Unidas (ONU), a expectativa é que este ano o encontro reúna cerca de 50 mil pessoas de todo o mundo.

Movimentos sociais e organizações do Rio de Janeiro convidam todos os movimentos sociais e organizações da sociedade civil do mundo a construírem um espaço amplo e de livre manifestação e debate no Fórum Social Urbano. Esse será um espaço e um tempo para nos conhecermos e reconhecermos, para trocarmos experiências e construirmos coletivamente a perspectiva de uma outra cidade: democrática, igualitária, comprometida com a justiça social e ambiental.

Objetivos

O objetivo do Fórum Social Urbano é o de possibilitar o diálogo, a troca de experiências, a expressão da diversidade e o fortalecimento das articulações de movimentos sociais e organizações do mundo inteiro.

O Fórum Social Urbano se coloca também como uma oportunidade única para desvendar a verdadeira cidade que procuram esconder atrás dos muros e tapumes, assim como atrás dos discursos sobre cidades globais com os quais muitos governos justificam investimentos bilionários em grandes eventos de marketing urbano.

Neste sentido, os movimentos e organizações anfitriãs pretendem oferecer aos participantes internacionais e nacionais a possibilidade de conhecer um Rio de Janeiro que não está nos cartões postais nem na propaganda oficial. Um Rio de Janeiro injusto e feio, mas que é também rico de resistência e criatividade popular.

O local

As atividades do Fórum Social Urbano ocorrerão no espaço do Centro Cultural da Ação da Cidadania Contra a Fome. A instituição fica na Rua Avenida Barão de Tefé, nº 75, no Bairro da Saúde.

Trata-se de armazém portuário edificado em 1871, restaurado em 2002, que hoje acolhe eventos políticos, artísticos e culturais. O espaço tem 14.000 m2, oferecendo amplas condições para a realização de várias atividades simultâneas, colocação de banquinhas, etc.

Informações

Correio eletrônico: comunicacaofsu@gmail.com

Inscrições de atividades: programacaofsu@gmail.com

http://forumsocialurbano.wordpress.com/convocatoria/

Programação Completa

_________________________________

Concurso de Redações e artigos Científicos. Inscrições abertas de 3 de agosto a 20 de novembro de 2009

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero – concurso de redações e artigos científicos na área das relações de gênero, mulheres e feminismos – é uma iniciativa da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres/Presidência da República, do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do Ministério da Educação, e do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher.

O Prêmio tem como objetivos estimular e fortalecer a reflexão critica e a pesquisa

acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres em nosso país, contemplando suas intercessões com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade no campo dos estudos das relações de gênero, mulheres e feminismos; e sensibilizar a sociedade para tais questões.

O Prêmio, que variam entre R$ 3.000,00 e R$ 10.000,00, será atribuído em cinco categorias:

1) Mestre e Estudante de Doutorado

2) Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado

4) Estudante de Graduação

5) Estudante do Ensino Médio

6) Escola Promotora da Igualdade de Gênero

Para baixar o regulamento do Prêmio acesse:

http://www.cnpq.br/premios/2009/ig/

_________________________________


Separador 2